A PREPARAÇÃO DE ELENCO QUE REVOLUCIONOU A INTERPRETAÇÃO DE ATORES NO BRASIL: FÁTIMA TOLEDO E O MÉTODO FT - BASEADO EM ATUAÇÕES REAIS.
Resumo
Através de uma perspectiva entre a interpretação de atores e as linguagens inseridas no contexto da arte dramática, este artigo expõe a capacidade de opções em instrumentos técnicos e teóricos que o Método Fátima Toledo (também chamado de "Método FT") colabora de maneira positiva e única, pela forma na maioria dos projetos em que a preparação é encontrada, tornando-as peculiares. Com isso, toda a escrita aqui percebida pode desmitificar negatividades em torno do mesmo Método e aparecer como legítima grande aliada de profissionais das artes e de não artistas. No caso dos atores, contribuindo para melhorar suas formas de interpretação. É congruente também para a expansão do Método FT e sua maior valorização sob as artes da cena como um todo, superando a eficácia já demonstrada nos filmes de sucesso no cinema nacional e agora a partir de experiências práticas assumidas pelo escritor. Era essencial apresentar uma relação do Método FT em novos trabalhos, por outro preparador, colocando-os como referência e material de pesquisa. Salienta-se que o uso da ferramenta na interpretação de artistas é cada vez mais importante para o sucesso de um filme. Um dos propósitos é provocar uma reflexão maior sobre a ruptura com pensamentos estereotipados na postura e relação do "ator x personagem".
##plugins.generic.usageStats.downloads##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores declaram serem responsáveis pela originalidade, pelo ineditismo e pela atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a referência completa de todas as fontes consultadas.
Cada autor concede à Revista LexCult permissão para avaliar, normalizar, editar e publicar o artigo submetido, de modo inédito.
Casos de plágio e autoplágio não serão aceitos sob nenhuma hipótese. O autor plagiário será suspenso por 5 (cinco) anos sem publicação na Revista LexCult.
É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista LexCult, desde que informada a fonte (autor e revista), sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e o autor estará suspenso de publicar por 5 (cinco) anos na Revista LexCult, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem ciência de que:
a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista LexCult, responsável pela avaliação e seleção dos artigos, não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados;
b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.