EDUCADORES SÃO DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS?
Resumo
A análise proposta parte da perspectiva de que no contexto recente do país a liberdade de ensino vem sendo ameaçada através do acirramento dos debates envolvendo, por exemplo, um movimento denominado “Escola Sem Partido”. Identificamos que estes movimentos de perseguição à educadores têm se fortalecido através da internet com a disseminação de “denúncias” contra profissionais da educação e instituições de ensino. Tais grupos têm incentivado atos de perseguição e de intimidação a profissionais da educação, acusando-os de promover o que chamam genericamente de “doutrinação político-ideológica". Nesse sentido, o presente texto busca examinar esse quadro recente de perseguição à professores que se consolidou no Brasil nos últimos dez anos a partir de reflexões originadas pelo estudo de viabilidade desenvolvido pelo IFRJ acerca da implementação de um programa de acolhimento para educadores no Brasil. Este trabalho é fruto, portanto, da pesquisa realizada e dos dados produzidos por este estudo. Através de metodologia qualitativa, envolvendo análise de questionários aplicados à educadores e em diálogo com diferentes autores, buscamos afirmar que educadores são defensores de Direitos Humanos e como os ataques orquestrados a estes agentes integram a agenda de retirada de direitos e corrosão da democracia no país.
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