MEMÓRIAS EM TORNO DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: O JARDIM DE INFÂNCIA DO GRUPO ESCOLAR HENRIQUE EMÍLIO MEYER (1946-1956)

Abstract

O objetivo do nosso estudo é analisar e compreender o modo como a infância no município de Caxias do Sul/RS, no período de 1946 a 1956 se desenvolveu, valendo-se de memórias da cultura escolar produzida em instituição de ensino. A perspectiva teórica sustenta-se na história cultural e, metodologicamente, história oral com análise documental de fontes como fotografias e jornais locais. Evidencia-se nas memórias desse grupo de sujeitos entrevistados, o destaque às experiências construídas, bem como a cultura do cotidiano das atividades escolares. As festividades e as datas comemorativas orientavam o trabalho pedagógico e se ressaltaram no modo como os egressos rememoraram seu tempo no jardim de infância do Grupo Escolar Henrique Emílio Meyer.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Elise Testolin de Abreu, UCS

Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pelo PPG Educação da UCS.

Published
2022-05-16
How to Cite
DE SOUZA, José Edimar; ABREU, Elise Testolin de. MEMÓRIAS EM TORNO DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: O JARDIM DE INFÂNCIA DO GRUPO ESCOLAR HENRIQUE EMÍLIO MEYER (1946-1956). LexCult electronic Journal of law and humanities, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 57-75, may 2022. ISSN 2594-8261. Available at: <http://revistaauditorium.jfrj.jus.br/index.php/LexCult/article/view/632>. Date accessed: 21 oct. 2025. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v6n2p57-75.
Section
Dossiê Soc. e Hist. das Infâncias: interlocuções e debates sobre o campo