OTRAS EDUCACIONES EN MEDIO DE LA POROSIDAD
Resumo
Para el caso de Colombia, fruto de las luchas indígenas y afrodescendientes, emergieron prácticas educativas en los contextos étnicos, ello generó una presión hacia el estado para la vinculación de las etnias en los espacios de la política educativa; adicionalmente, la mirada de los organismos internacionales sobre estos aspectos, los ubica en nociones como diversidad, multiculturalidad, interculturalidad. Las luchas indígenas y afrodescendientes, al igual que la presión de los organismos internacionales, han influido en el desarrollo de Políticas como la Etnoeducación. Fruto de diversos ejercicios de investigación acerca de la implementación de la Etnoeducación Afrodescendiente en Santiago de Cali, dado que es la segunda ciudad con población afrodescendiente de América Latina, aquí se presenta la entrevista a una profesora evidenciando un ejercicio pedagógico que bien se podría denominar como insumiso, el cual aprovechando los intersticios que deja la rígida estructura del sistema educativo logra penetrar aprovechando herramientas mismas del sistema.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores declaram serem responsáveis pela originalidade, pelo ineditismo e pela atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a referência completa de todas as fontes consultadas.
Cada autor concede à Revista LexCult permissão para avaliar, normalizar, editar e publicar o artigo submetido, de modo inédito.
Casos de plágio e autoplágio não serão aceitos sob nenhuma hipótese. O autor plagiário será suspenso por 5 (cinco) anos sem publicação na Revista LexCult.
É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista LexCult, desde que informada a fonte (autor e revista), sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e o autor estará suspenso de publicar por 5 (cinco) anos na Revista LexCult, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem ciência de que:
a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista LexCult, responsável pela avaliação e seleção dos artigos, não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados;
b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.