A INTERNET COMO DIREITO SOCIAL

Resumo

O presente artigo teve como tema refletir sobre o acesso à internet como direito fundamental do cidadão, em especial, na presente conjuntura de expansão tecnológica. Nesse contexto, o estudo objetivava analisar a importância da positivação do direito de acesso à internet a todos os brasileiros na Carta Constitucional como forma de facilitar a efetivação do pleno gozo da cidadania de forma indiscriminada, considerando que sob o prisma atual, a qualidade de cidadão vai além dos direitos políticos e a cidadania está intrinsecamente relacionada ao processo de inclusão digital e, por conseguinte,  a inclusão social. Para a realização do estudo utilizou-se a abordagem metodológica descritivo-analítica, desenvolvida por meio da pesquisa bibliográfica, documental, qualitativa  através de informações e documentos sobre o tema. Assim, obteve-se como resultado a convicção de que numa sociedade onde o uso da tecnologia digital de alcance universal é uma necessidade constante, o acesso à internet como um direito social é uma como forma de garantir a abertura para outros direitos fundamentais. Diante disso, necessário se faz a positivação na Carta Constitucional brasileira do acesso à internet como um direito social extensivo a todos, como forma de afastar as injustiças sociais que poderão advir da negação desse direito, considerando que diante dos novos paradigmas, o acesso à internet é elemento fundamental para   promover a igualdade, a justiça social e o pleno gozo à cidadania.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI),Teresina-PI-Brasil; Graduada em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina-PI-Brasil; Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina-PI-Brasil; Especialista em Língua Portuguesa (UNIVERSO), Niterói- RJ-Brasil; Especialista em gestão e supervisão(FAETE),Teresina-PI-Brasil;Especialista em Direito Constitucional e Administrativo pela ESA-PI, Teresina-PI-Brasil; Pós- graduanda em Direito de Família e Sucessões( ESAPI),Teresina-PI-Brasil.

Publicado
2023-10-03
Como Citar
CAMPELO, Sandra Lemos; XAVIER, Eva Sampaio. A INTERNET COMO DIREITO SOCIAL. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 84-107, out. 2023. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://revistaauditorium.jfrj.jus.br/index.php/LexCult/article/view/721>. Acesso em: 22 nov. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v7n3p84-107.
Seção
Dossiê Inquietações sobre o ser, o ter e o fazer na sociedade do século XXI