CORPORATE COMMUNICATION AND THE SAMARCO TRAGEDY

  • Gercton Bernardo Coitinho Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil
  • Eduardo Barbuto Bicalho http://orcid.org/0000-0003-3575-3961
  • Ana Christina Tavares Martins Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil

Abstract

This study sought to verify the institutional communication practices adopted by Samarco (mining company, subsidiary of Vale), in the episode of the tailings dam rupture, in Mariana, MG. Therefore, we sought to observe, first, the relationship of the company with its stakeholders, including authorities, community, suppliers, customers, the press and society in general. The designation of the organization as mission, vision and values ​​was also observed and compared with the day-to-day communication practices of Samarco. The material used in the survey included the company's website, news published in the press and data made available in official documents. The conclusions indicate that in the course of the management of crisis and post-crisis communication, the material published by the mining company Samarco sought and sought to filter information in order to release the company from its responsibilities with the event, neglecting the commitments described in its mission, thus blunting its transparency.

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Author Biographies

Gercton Bernardo Coitinho, Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil

Mestre em Desenvolvimento Local pela UNISUAM, especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Castelo Branco (UCB), possui graduação em Tecnologia em Marketing pela UCB. Atualmente coordena o Curso Superior de Tecnologia em Marketing da UCB e Desde 2013 atua como docente na Escola Superior de Gestão e Tecnologia da Universidade Castelo Branco. Na área corporativa, atua desde 2010 na gestão de marketing no setor de lazer e entretenimento do grupo Playtoy Park. Desenvolve e implementa as ações sazonais de marketing e atua também na gestão da empresa, executando projetos especiais em parceria com os shoppings onde a empresa opera. Participa das iniciativas de Responsabilidade Social da empresa, em parcerias com ONGs ligadas a prefeitura do Rio de Janeiro - RJ e de São Gonçalo - RJ. Atuou na área técnica por 10 anos, chegando a ocupar a coordenação técnica do Playtoy Park.

Eduardo Barbuto Bicalho

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com foco em direitos humanos e políticas públicas. 

Ana Christina Tavares Martins, Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil

Graduação em Comunicação Social - FACULDADES INTEGRADAS HÉLIO ALONSO (1993). Possui também pós-graduação Lato Sensu em Assessoria de Comunicação Empresarial - Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (1995). Professora no curso de Marketing da Universidade Castelo Branco, professora tutora no curso de Pedagogia da UNIRIO/CEDERJ; professora tutora no curso de pós-graduação em Planejamento, implementação e gestão de educação a distância.Lante/UFF e jornalista - Trevo Efervescência Comunicativa, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, mídias sociais e comunicação empresarial. Mestranda em Desenvolvimento Local pela UNISUAM.

Published
2018-05-29
How to Cite
COITINHO, Gercton Bernardo; BICALHO, Eduardo Barbuto; MARTINS, Ana Christina Tavares. CORPORATE COMMUNICATION AND THE SAMARCO TRAGEDY. LexCult electronic Journal of law and humanities, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 130-152, may 2018. ISSN 2594-8261. Available at: <http://revistaauditorium.jfrj.jus.br/index.php/LexCult/article/view/35>. Date accessed: 20 oct. 2025. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v2n1p130-152.

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