ARTE, EDUCAÇÃO E MOVIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA PARA A REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL

  • Maria Alice Nunes Costa Universidade Federal Fluminense
  • Ana Carla de Oliveira Pinheiro Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro, SEEDUC

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma experiência de extensão universitária realizada na Escola Municipal Celina Schechner, situada na zona rural do distrito de Itaipava, em Petrópolis, RJ. O Projeto de Extensão "Escola e Comunidade em Movimento: Educação, Arte e Inovação", idealizado e coordenado pelo Laboratório de Políticas Públicas, Governação e Desenvolvimento Regional (LADER) da Universidade Federal Fluminense, configurou-se como um espaço de aprendizagem e transformação social, voltado à mitigação dos efeitos adversos decorrentes do fechamento das escolas durante a pandemia de COVID-19. Como parte de suas ações, foram desenvolvidas oito oficinas artísticas e lúdico-pedagógicas direcionadas aos estudantes do Ensino Fundamental I e II, promovendo o diálogo e a escuta ativa. O projeto fundamentou-se em uma abordagem dialética, que integrou os conceitos de educação, espaço e território, buscando ultrapassar a descrição da realidade local para revelar as dinâmicas complexas e as contradições que permeiam as vivências educacionais na comunidade. Os resultados demonstram que uma prática educativa participativa, contextualizada e transformadora pode atuar como um instrumento eficaz na superação de desigualdades sociais e na promoção do desenvolvimento integral dos sujeitos. Ao longo de sua implementação, o projeto proporcionou uma experiência educativa significativa, transcendendo os limites escolares e gerando impactos positivos para a comunidade local.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

É socióloga, cientista política e urbanista. Possui pós-doutorado em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal); doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ); estágio doutoral na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; mestrado em Ciência Política pela UFF; e bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Foi visiting researcher na DeMontfort University (Inglaterra) e na Vanderbilt University (EUA). É investigadora colaboradora do CES, Portugal, desde 2007. É professora associada da Universidade Federal Fluminense no Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS, Departamento de Arte) e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD/UFF). Possui larga experiência em políticas públicas, governança e participação social como gestora pública e acadêmica, coordenando o Laboratório LADER (Laboratório de Políticas Públicas, Governação e Desenvolvimento Regional/CNPq). Atua também no campo da Arte como fotógrafa, pesquisando as ausências e as invisibilidades sociais no espaço urbano, a partir da relação entre fotografia, comunicação, sociologia e filosofia com uma perspectiva transdisciplinar.

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-doutoranda em Sociologia e Direito (Universidade Federal Fluminense). Doutorado e Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Especialista em Políticas e Gestão de Segurança Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo e Senasp/ MJ (UFES/ SENASP). Licenciada Plena e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Professora Formadora da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). Pesquisadora do Laboratório de Políticas Públicas, Governação e Desenvolvimento Regional (LADER/ PPGSD -UFF). Possui experiência como Tutora Presencial e à Distância. Bolsista Pós-Doc Sênior da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Publicado
2025-03-07
Como Citar
COSTA, Maria Alice Nunes; DE OLIVEIRA PINHEIRO, Ana Carla. ARTE, EDUCAÇÃO E MOVIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA PARA A REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 70-95, mar. 2025. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://revistaauditorium.jfrj.jus.br/index.php/LexCult/article/view/876>. Acesso em: 11 mar. 2025. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v9n1p70-95.