ARTE, EDUCAÇÃO E MOVIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA PARA A REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma experiência de extensão universitária realizada na Escola Municipal Celina Schechner, situada na zona rural do distrito de Itaipava, em Petrópolis, RJ. O Projeto de Extensão "Escola e Comunidade em Movimento: Educação, Arte e Inovação", idealizado e coordenado pelo Laboratório de Políticas Públicas, Governação e Desenvolvimento Regional (LADER) da Universidade Federal Fluminense, configurou-se como um espaço de aprendizagem e transformação social, voltado à mitigação dos efeitos adversos decorrentes do fechamento das escolas durante a pandemia de COVID-19. Como parte de suas ações, foram desenvolvidas oito oficinas artísticas e lúdico-pedagógicas direcionadas aos estudantes do Ensino Fundamental I e II, promovendo o diálogo e a escuta ativa. O projeto fundamentou-se em uma abordagem dialética, que integrou os conceitos de educação, espaço e território, buscando ultrapassar a descrição da realidade local para revelar as dinâmicas complexas e as contradições que permeiam as vivências educacionais na comunidade. Os resultados demonstram que uma prática educativa participativa, contextualizada e transformadora pode atuar como um instrumento eficaz na superação de desigualdades sociais e na promoção do desenvolvimento integral dos sujeitos. Ao longo de sua implementação, o projeto proporcionou uma experiência educativa significativa, transcendendo os limites escolares e gerando impactos positivos para a comunidade local.
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