A Revista da Seção Judiciária do Rio de janeiro é um periódico quadrimestral que apresenta a produção acadêmico-científica de pesquisadores de todo o país e do exterior. Valoriza-se a pesquisa, produção e disseminação de novos conhecimentos.

São publicados trabalhos de cunho jurídico, em diálogo com questões sociais. Por isso, a Revista da SJRJ busca privilegiar enfoques interdisciplinares, que permitam uma compreensão mais ampla do Direito.

Público-alvo:

a) corpo docente e discente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito e áreas afins;

b) advogados e estudantes de Direito;

c) magistrados das seções judiciárias, TRFs e tribunais superiores;

d) comunidade jurídico-científica em geral.

Foco e escopo:

A Revista da Seção Judiciária do Rio de Janeiro propõe-se a ser um espaço voltado para o diálogo entre a reflexão e a aplicação do Direito. Nesse sentido, considerando a multiplicadade de enfoques e abordagens a respeito das questões apresentadas aos pesquisadores e operadores do Direito, é privilegiada a abordagem do objeto jurídico como elemento de interesse investigativo complexo.

Tanto a pesquisa acadêmica - quer em suas vertentes dogmática ou empírica - quanto a atividade profissional do juiz permitem leituras diversas, mas complementares, do universo jurídico. Ao disseminar tendências e perspectivas atuais e interdisciplinares do Direito, esta publicação contempla especialmente o resultado de pesquisas acadêmicas sobre o fenômeno jurídico, teórico e/ou prático,  em diálogo com questões sociais. Essa multiplicidade de abordagens teórico-metodológicas está aberta a reflexões de variadas gamas - como, por exemplo, o uso do Direito pelo juiz e pelo cidadão; a explicitação de relações com a sociedade civil a partir do debate contemporâneo sobre democracia e cidadania; e a reflexão crítica sobre suas práticas e discursos. 

Buscamos adequar a publicação aos requisitos do Programa Qualis, do CNPq, que avalia as publicações acadêmicas de todo o país.

Política de Privacidade:

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação. Não serão fornecidos para outras finalidades ou a terceiros.

Indexação:

A Revista está indexada nas seguintes bases: Sumários.org, Livre, Google Acadêmico, Crossref, Doi, Diadorim, Latindex, CAPES Períodicos, Electronic Journals Library EZ3, REDIB- Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico, DOAJ, MIAR Information Matrix for the Analysis of Journals.