OS IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA VIDA DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • André Machado Barbosa UNISUAM
  • Ana Valéria Figueiredo Universidade Estácio de Sá
  • Marco Antonio Serra Viegas Secretaria Municipal de Educação Mesquita
  • Regina Lúcia Napolitano Felício Felix Batista Universidade Estácio de Sá

Resumo

As pessoas com autismo, por sofrerem com adaptação de alteração do desenvolvimento neurológico presente desde o nascimento ou começo da infância, diante do brusco rompimento da sua rotina, podem apresentar momentos de irritabilidade. Tal fato ocorre pela dificuldade causada pelo transtorno como entrave da interação social, devido a limitações na comunicação, além de alterações comportamentais, como manias, interesse restrito em coisas específicas e sensibilidade sensorial. Mediante aos fatos apresentados, e pela experiência dos autores na prática profissional, surgiu a preocupação com os impactos que essas pessoas estariam vivenciando. Desse modo, este artigo tem por objetivo tratar das questões relacionadas aos impactos do distanciamento social nesta pandemia provocada pelo vírus COVID-19. O distanciamento social determinado pela Organização Mundial da Saúde, para conter o avanço do coronavírus, tende a impactar exponencialmente as pessoas com Transtorno de Espectro Autista. Neste contexto, pesquisou-se a respeito da quebra da rotina e seus efeitos prováveis na vida dos autistas, e saber como eles podem vir a se comportarem na fase do confinamento. Também, sugerir aos familiares a aplicabilidade de ações com fim de minimizar os prováveis efeitos pela interrupção da rotina dos autistas ao utilizarem atividades práticas que os levem à compreensão e desenvolvimento. Até porque, o processo de socialização, importante nas relações sociais dos autistas e a possível interação com outras pessoas, como a participação nos espaços sociais já destinados ao desenvolvimento, como os ambientes escolares e terapêuticos, ficam comprometidos.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Desenvolvimento Local (UNISUAM 2019). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Estácio de Sá (2016). Graduado em Administração pela SUESC RJ (2010).  Atualmente envolvido no projeto de pesquisa EDUCAÇÃO, TERRITÓRIO E INOVAÇÃO, que desenvolve ferramentas metodológicas para práticas educacionais visando a melhoria da qualidade do processo de ensino aprendizagem com novas metodologias ativas na UNISUAM. Integrante do Grupo de Pesquisa GEPA-UNESA cujo objetivo geral é investigar os processos de educação de maneira ampla e suas estratégias pedagógicas de aprendizagem no intuito de registrar e analisar como ocorrem essas aprendizagens em suas singularidades.

##submission.authorWithAffiliation##

Pesquisadora e Professora na Universidade Estácio de Sá. Professora Adjunta do Programa de Pós graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação pela Pontifícia  Universidade Católica do Rio de Janeiro. E-mail: anavaleriadefiguiredo@gmail.com. 

 

##submission.authorWithAffiliation##

Professor da Secretaria Municipal de Educação Mesquita. Especialização em Educação e Inclusão pela  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. E-mail: srmarcoviegas@gmail.com.

##submission.authorWithAffiliation##

Pesquisadora e Professora na Universidade Estácio de Sá. Mestre em Ciências Pedagógicas pelo Instituto  Superior de Estudos Pedagógicos. E-mail: reginafelicio01@gmail.com.

Publicado
2020-07-02
Como Citar
BARBOSA, André Machado et al. OS IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA VIDA DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, [S.l.], v. 24, n. 48, p. 91-105, jul. 2020. ISSN 2177-8337. Disponível em: <http://revistaauditorium.jfrj.jus.br/index.php/revistasjrj/article/view/656>. Acesso em: 23 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2177-8337.v24n48p91-105.
Seção
Dossiê: Direito e Justiça em tempos de Pandemia