FORTALECENDO SISTEMAS DE SAÚDE INCLUSIVOS: O PAPEL DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO APOIO A INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO BRASIL

  • Amanda Pereira Risso Saad UFMS
  • Geisa Alessandra Cavalcante de Souza UFMS

Resumo

Resumo: Este artigo aborda a organização e a eficácia da Rede de Atenção Psicossocial no Sistema Único de Saúde do Brasil, com um foco especial nas práticas e intervenções para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. Utilizando a metodologia da revisão narrativa de literatura acerca de documentos produzidos pelo Ministério da Saúde, compilamos e sintetizamos evidências científicas, políticas públicas e diretrizes relacionadas ao cuidado em redes de atenção psicossocial. O estudo examina os diversos serviços oferecidos pela Rede de Atenção Psicossocial, incluindo atenção básica, atenção psicossocial estratégica, reabilitação psicossocial, atenção às urgências e emergências, atenção hospitalar e desinstitucionalização. Além disso, destacamos a importância da abordagem integral e intersetorial no atendimento a pessoas com o transtorno, enfatizando a necessidade de suporte contínuo às famílias e de intervenções precoces. Analisamos as responsabilidades dos Centros de Atenção Psicossocial e dos Centros Especializados em Reabilitação, bem como as normativas desenvolvidas para aprimorar o cuidado integral a essa população. O estudo destaca a importância da integralidade, humanização e intersetorialidade nos cuidados, promovendo a participação ativa e a autonomia dos indivíduos.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Psicologia (Universidade Católica Dom Bosco - 2008), Pós-Graduação em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica (Universidade Católica Dom Bosco - 2009), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - 2016), Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - 2019). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, linha de pesquisa: Atenção à saúde integral da criança, do adolescente e da gestante (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - 2019 / 2023). Pesquisadora do Laboratório de Ética, Inovação e da Conduta Humana (LEICH) vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Psicodiagnóstico, Psicoterapia de Orientação Psicanalítica para crianças e adolescentes, Orientação Parental, Psicopatologia e Transtornos do Neurodesenvolvimento na infância, Desenvolvimento Psicossocial de crianças e adolescentes e Repercussões da deficiência no contexto familiar. Consultora Ad Hoc (referee) dos Periódicos Revista Eletrônica Saúde Mental, Álcool e Drogas (SMAD), Revista Psicologia e Saúde e Revista Contexto e Saúde.

##submission.authorWithAffiliation##

Servidora Pública da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, desde 2003. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP (2011), mestrado em Saúde da Família pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2016), área de concentração em Avaliação de Tecnologias, Políticas e Ações em Saúde. Tem experiência na área de Cuidado à Saúde do Adulto. Orientou trabalho de conclusão de curso na área de Enfermagem, com ênfase em Bioética e Saúde do Trabalhador, nos anos de 2014 e 2017, na Faculdade de Mato Grosso do Sul - FACSUL. Atuou como professora formadora no curso de "Prevenção do uso de álcool e drogas para educadores de escolas públicas", na UFMS (2015). Colaborou com o desenvolvimento e aprimoramento das ações do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas- SPE, realizadas em escolas do município de Campo Grande- MS, em parceria com a UFMS, em 2016. Desenvolveu atividades como facilitadora no curso de Aperfeiçoamento em Preceptoria, oferecido pelo Hospital Universitário HUMAP- UFMS em 2017. Neste mesmo ano, participou como membro avaliador de trabalhos no "Simpósio Multiprofissional- a interdisciplinaridade nas linhas de cuidado", realizado na UFMS. Em 2019, avaliou trabalhos no eixo INTEGRA, do evento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC-edição 71), sediado na UFMS, no Congresso Internacional de Direitos Humanos, sediado na Universidade Católica Dom Bosco- UCDB, bem como projetos no Programa Centelha de Mato Grosso do Sul. Palestrante no XXI Congresso de Cardiologia de Mato Grosso do Sul e participante no I Congresso de Saúde e Desenvolvimento na Região Centro- Oeste. No mesmo ano, orientou Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação em Enfermagem, na área de Cardiologia e Hemodinâmica, da faculdade Inspirar, em Campo Grande- MS. Foi membro cooperador na Oficina de Prioridades PPSUS, sediada em Campo Grande- MS. Cursou Metodologias Ativas para o Ensino em Saúde, oferecido pela UFMS em ocasião de Congresso DIERN. Em 2020: Participou do curso de verão oferecido pela FIOCRUZ- MS sobre Saúde Digital. Realizou curso relacionado à COVID 19, pela FIOCRUZ- RJ. Presidente do Colegiado da Unidade de Produção de Cirurgias do HUMAP, na perspectiva da integração profissional, melhoria dos processos de trabalho e qualidade do cuidado em saúde ao paciente cirúrgico. Doutoranda no Programa de Pós Graduação Stricto Senso em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste- PPGSD, oferecido pela UFMS, área de concentração em Avaliação de Tecnologias, Políticas e Ações em Saúde, cuja pesquisa está relacionada à avaliação do Programa Saúde na Escola- PSE.

Publicado
2024-06-26
Como Citar
SAAD, Amanda Pereira Risso; DE SOUZA, Geisa Alessandra Cavalcante. FORTALECENDO SISTEMAS DE SAÚDE INCLUSIVOS: O PAPEL DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO APOIO A INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO BRASIL. Revista da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, [S.l.], v. 28, n. 61, p. 139-155, jun. 2024. ISSN 2177-8337. Disponível em: <http://revistaauditorium.jfrj.jus.br/index.php/revistasjrj/article/view/819>. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Dossiê Violência Escolar e Direitos Humanos