REFLEXÕES SOBRE O DIREITO DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO, A QUALIDADE DE VIDA E O ACESSO AO MERCADO DE TRABALHO

Resumo

O presente artigo traz reflexões sobre o direito das pessoas com transtorno do espectro do autismo, a qualidade de vida e o acesso ao mercado de trabalho. O objetivo central é verificar, por meio do estado da arte, as possibilidades e as ferramentas para a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. Para tanto, utilizou-se a metodologia de revisão de literatura, recorrendo às plataformas de buscas de artigos e demais textos, além de livros físicos e de e-book que abarcam a temática. Como resultado, espera-se que a presente pesquisa possa enriquecer a temática e além disso, que as pessoas tenham acesso à informação sobre o transtorno do espectro do autismo.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste. Campo Grande, MS. Bolsista Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 pelo fomento à presente pesquisa.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Direito, especialista em Direito e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bolsista Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 pelo fomento à presente pesquisa.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduado em direito, especialista em Direito e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

##submission.authorWithAffiliation##
Graduado em direito, especialista em direito. Mestre (UFMS). Doutor (UFMS). Doutorando em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-doutorando em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pós-doutorando em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Professor de direito. 
##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1980), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1997), e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1999). Professor Titular Aposentado (Full Professor) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) (2017). Professor Visitante (Visiting Researcher) (2019-2021). Pesquisador Sênior Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (PPGSD), da Faculdade de Medicina (FAMED), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) (2021- ) - Áreas de Concentração: Saúde e Sociedade. Linhas de pesquisa: 1. Atenção à saúde integral da criança, do adolescente e da gestante; 2. Doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas na Região Centro-Oeste: aspectos sócio-culturais ecoambientais, epidemiológicos e clínicos, e 3. Avaliação de tecnologias, políticas e ações em saúde. Revisor (Referee) de periódicos científicos. Atua nas áreas de ensino, extensão e pesquisa em Saúde, Bioética, Neuroética, Biodireito, Metodologia e Ética Científica, Espiritualidade e Ciência, com ênfase na interdisciplinaridade da investigação qualitativa. Citação em Outra Base Bibliográfica. Academia Premium (University of Oxford - Berkeley University of California - MIT Massachussetts Institute of Technology - NYU): 2,023 papers mention, February 20, 2022.

Publicado
2023-03-21
Como Citar
SAAD, Amanda Pereira Risso et al. REFLEXÕES SOBRE O DIREITO DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO, A QUALIDADE DE VIDA E O ACESSO AO MERCADO DE TRABALHO. Revista da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, [S.l.], v. 27, n. 57, p. 71-84, mar. 2023. ISSN 2177-8337. Disponível em: <http://revistaauditorium.jfrj.jus.br/index.php/revistasjrj/article/view/693>. Acesso em: 25 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2177-8337.v27n57p71-84.